Agora que a viagem acabou, vou tentar postar algumas informações que podem ser úteis para futuras viagens. Minhas e dos inúmeros leitores desse blog.
Nessa viagem, resolvemos comprar pela primeira vez as fotos tiradas pelos fotógrafos oficiais da Disney, salvas no cartão chamado Photopass. A compra das fotos impressas individuais é muito cara (sai em torno de $10 por foto) e não vale a pena, mesmo com as bordas da Disney que eles incluem na hora. Optamos pelo PhotoCD, que consolida todas as fotos tiradas e associadas a um ou mais cartões Photopass. O preço era de $150 pelo CD - e isso independe do número de fotos tiradas.
Havia um desconto de $15 pela internet, mas eu não tinha tempo hábil para comprar o PhotoCD e mandar enviar para o hotel. Acabei comprando no parque pelo preço cheio - todos os parques têm um local para isso - e recebi 3 cópias impressas (com as tais bordas) de brinde e o direito de comprar por $10 um CD com 350 fotos da Disney (Photo Gallery CD). Valeu a pena!
Algumas coisas que eu aprendi no processo:
1 - Eu mandei fazer o PhotoCD na loja do Animal Kingdom. Na hora que o CD foi feito, havia 166 fotos no meu cartão. Dois dias depois, já no Brasil, vi que havia 184 fotos no cartão, ou seja, perdi 18 fotos que não foram gravadas. Uma opção para evitar isso seria deixar para fazer o PhotoCD no último instante, provavelmente no Downtown Disney Marketplace. Existe uma loja perto da Team Mickey. Uma dica bem mais trabalhosa caso uma foto especial não apareça no cartão é pedir que a Disney procure a foto em seus arquivos. Para isso, é preciso usar o seguinte formulário.
2 - Você pode fazer diversas edições no site (www.disneyphotopass.com), incluindo imagens e bordas. A foto original é preservada e é criada uma cópia. As edições permitem criar fotos muito legais, mas o problema é que isso consome muito tempo. Fazer isso enquanto você está em Orlando pode ser bem complicado. Essas edições, juntamente com as originais, farão parte do PhotoCD se você comprar online, mas não se você comprar no parque.
3 - Dados os itens anteriores, estou certo agora que a melhor opção é comprar o PhotoCD online, depois de chegar no Brasil. Dá mais tempo para as fotos aparecerem no cartão e para editar as fotos. O site do Photopass informa que o frete internacional é de apenas $10 e não existe problema em enviar para o Brasil. O ideal seria que o site permitisse o download das fotos, mas essa opção ainda não existe.
4 - Existe uma opção muito interessante de fotos chamada Magic Shots. Nela, os fotógrafos da Disney pedem para você e sua família fazerem uma pose e inserem um comando na foto. Quando a foto é processada com esse comando, a Disney insere na foto um desenho de um personagem relacionado com a pose feita pelos seus familiares. Esse site mostra vários exemplos de Magic Shots e também várias dicas relacionadas ao Photopass. Não é muito fácil de encontrar esses fotógrafos, mas conseguimos tirar as fotos que o site chama de Baby Simba.
Concluindo:
- Na próxima vez, vamos fazer novamente o PhotoCD. Achei que é uma maneira bem interessante de guardar lembranças das férias.
- Os fotógrafos não têm o menor problema em tirar fotos também com a nossa câmera, o que
ajuda a criar um backup.
- As fotos com personagens (character greetings), que são os locais com a maior concentração de fotógrafos, são legais, mas já são bem batidas e não dão muito espaço para a criatividade do fotógrafo.
- Vamos buscar fazer fotos também com os ícones dos parques ao fundo (Castelo, Tree of Life, Spaceship Earth, Tower of Terror, etc) e fazer uma caça aos Magic Shots, principalmente nos horários de pico dos parques, do final da manhã até o final da tarde.
- Também vale a pena tirar fotos iguais com mais de um fotógrafo, pois nunca dá para saber se ele é um profissional tarimbado ou apenas um amador.
- E vamos comprar o PhotoCD apenas depois de chegar no Brasil, para ter tempo de editar as fotos com calma.
UPDATE (28/02/10): já li duas vezes sobre casos de pessoas que receberam um email da Disney oferecendo a pré-compra do Photopass. Se a pessoa optar por deixar o Photopass já pago antes de viajar, o preço cai para $100. É uma bela economia, mas não existe uma regra clara para receber esse email. O ideal é ter o máximo de relacionamento com a Disney, registrando-se no site, reservando restaurantes, respondendo pesquisas, etc.
UPDATE (17/04/10): A Disney voltou a disponibilizar essa pré-compra para todos, sem necessidade de ficar torcendo para receber o email. Eu recomendo tremendamente a compra do PhotoCD para o visitante que tenha a disciplina de guardar o cartão e entregar sempre aos fotógrafos da Disney. Vale muito a pena, principalmente se você pegar a manha dos Magic Shots, que permitirão fotos como essa aí ao lado.
Eu nunca fiz essa pré-compra, mas certamente farei na próxima viagem se a promoção continuar valendo. Para maiores informações, o link da pré-compra é esse aqui.
1 comments:
Ótimas dicas! Seu post me ajudou muito a decidir comprar o Photopass! Obrigada!
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.