Há poucos dias confirmei a minha ida à Disneyland Paris, como parte de uma viagem que farei com a minha digníssima esposa à Cidade Luz. Passaremos apenas um dia lá, mas já é motivo suficiente para entrar de cabeça em um meticuloso planejamento.
Como primeiro passo, decidi estudar um pouco sobre a origem do parque. Assim como a Disney World não fica em Orlando (e sim em Lake Buena Vista, a 34 km do centro de Orlando), a Disneyland Paris - apesar do nome sugerir - também não fica na capital francesa, mas a 32 km de distância, em Marne-la-Vallée. Atualmente, o complexo é composto por dois parques, sete hotéis e pela Disney Village (um centro de entretenimento, compras e gastronomia, bem parecido com o Downtown Disney).
O primeiro parque, Disneyland Park, foi inagurado em abril de 1992. Após o sucesso do Magic Kingdom, inaugurado em 1971 na Flórida, e da Tokyo Disneyland (1983), a Disney achava que tinha encontrado a fórmula para o sucesso em sua expansão internacional. Entretanto, nos seus primeiros anos, a Disneyland Paris foi uma monumental ducha de água fria. O investimento na construção do parque foi muitíssimo maior que o previsto, enquanto a ocupação dos hotéis e os gastos por visitante, bem menores. Nos seus primeiros anos, o parque era uma máquina de perder dinheiro.
A reviravolta só ocorreu depois de alguns anos, após uma polêmica reestruturação da dívida e muitas adaptações para adequar o parque ao gosto do público francês e europeu, sendo a mais emblemática delas a venda de bebidas alcóolicas, algo impensável até então em um parque com a marca Disneyland ou no Magic Kingdom (que agora sucumbiu!). Junto com isso, na tentativa de dar um "reboot" total, o nome do complexo e do parque foram alterados para Disneyland Paris (posteriormente, o parque passou a se chamar Disneyland Park). A maior parte dos brasileiros ainda se refere ao parque como Euro Disney, o nome original do empreendimento.
Os números começaram a melhorar a partir de 1995 e o plano original de construir um segundo parque foi desenterrado. Em 2002, o Walt Disney Studios Park foi inaugurado, bem ao lado do primeiro parque. Assim como nas duplas Disneyland/California Adventure (Anaheim) e Universal Studios/Islands of Adventure (Orlando), os visitantes podem ir de um parque ao outro em poucos minutos a pé.
Hoje, a Disneyland Paris é o quinto parque mais visitado do mundo, com aproximadamente 11 milhões de visitantes em 2011, segundo o ranking da Themed Entertainment Association (TEA). No próximo post, vamos falar das principais fontes de informação online para esses parques.